Os rins são os encarregados de filtrar o que ingerimos, por isso é muito importante não sobrecarregá-los.
O consumo indiscriminado de medicamentos também pode ser prejudicial.
Os rins são órgãos vitais de nosso corpo, responsáveis por filtrar os rejeitos e o excesso de líquidos para eliminá-los através da urina. Apesar de ser um órgão tão importante para o nosso bem-estar, muitos de nós ignoramos hábitos que podem afetar seu funcionamento adequado e sua saúde.
Uma pessoa pode levar uma vida relativamente normal com só 20% de seu funcionamento renal. Podemos acreditar que estamos completamente saudáveis sem sabermos que nossos rins estão se deteriorando de maneira gradual.
Em muitos casos, os danos renais demoram a enviar sinais de alerta, e quando os descobrimos já é muito tarde. Por sorte, mantendo um estilo de vida saudável e evitando certos hábitos podemos diminuir os riscos de prejudicar nossos rins.
Uma boa saúde renal é sinônimo de bem-estar. Por essa razão, especialistas revelaram 7 hábitos que danificam os rins e como evitá-los para levar um estilo de vida mais saudável.
A prevenção é sempre a melhor maneira de se ter rins saudáveis. Para isso, publicamos sete dicas do que você pode estar fazendo de errado. Rotinas que se você mudar estará ajudando a evitar problemas futuros.
Fique atento e longe desses comportamentos:
1- Beber pouca água: a água ajuda a limpar o corpo.
O meio pelo qual o rim elimina as toxinas é a urina. Se você bebe pouca água, o rim terá mais dificuldades para eliminar as toxinas, além de aumentar o risco de cálculo renal.
2 – Bexiga cheia por muito tempo: segurar a urina por um longo período acaba por inibir a vontade de urinar.
O resultado é que a bexiga, com o passar do tempo, vai perdendo a sua sensibilidade. Além disso, pode causar infecções.
3 – Excesso de sódio: o consumo excessivo pode causar problemas renais.
Isso acontece em consequência da concentração de sódio na urina. Essa substância pode cálculos renais.
Além disso, pode causar hipertensão arterial, o que também é prejudicial aos rins. Aconselha-se a consumir sal com moderação, além de evitar comidas industrializadas e bebidas diet que tenham em sua fórmula alta concentração de sódio.
4- Cafeína em excesso: muitas pessoas preferem matar a sede consumindo refrigerantes ricos em cafeína, como as colas.
A cafeína em excesso aumenta a pressão arterial, sobrecarregando os rins, podendo, com o tempo, afetá-los de forma irreversível.
5- Abuso de anti-inflamatórios: podem provocar a redução da filtração renal.
Em pessoas sadias, esse problema tende a ser minimizado, mas pode ser bastante prejudicial àqueles que já apresentam alguma insuficiência renal. Os anti-inflamatórios só devem ser consumidos sob orientação do médico.
6- Dietas com muita proteína: carne vermelha e outros alimentos ricos em proteína animal são importante fonte de energia, imprescindíveis à saúde.
Porém, o consumo em excesso não é aconselhável para a saúde de seus rins. Um dos riscos potenciais de uma dieta hiperproteica é o aumento dos níveis de ácido úrico.
Também é sabido que um elevado consumo de proteínas pode provocar a formação de cálculos renais.
7- Consumo de álcool: o álcool em excesso sobrecarrega os rins.
O consumo exagerado e constante pode contribuir para uma futura insuficiência renal crônica. Não deixe de beber sua cervejinha, mas aprecie com moderação.
Sem comentários:
Enviar um comentário