Os bebês precisam de cuidados especiais quando nascem por não terem ainda proteção contra os agentes nocivos que circulam em nosso meio e que para os adultos se tornam inofensivos pelo fato de já terem anticorpos suficientes para defesa do sistema orgânico.
Com as crianças não funciona assim, pois quando estão nos primeiros meses e anos de vida, não possuem as mesmas defesas, por isso entenda a importância de vacinar seu filho desde cedo para que ele esteja protegido contra doenças e vírus dos mais comuns aos mais graves.
Vamos tomar como exemplo o sarampo que é uma doença conhecida há muitos anos e que infelizmente ainda mata e põe em risco muitas pessoas em todo o planeta.
No Brasil pouco se ouve falar em contágio, mas ainda tem crianças, poucas, e até adultos que são diagnosticados com sarampo.
Uma doença viral que compromete o sistema respiratório, dores no estômago, infecção no intestino e nos ouvidos dentre outros danos.
Outra doença que assim como todas requer atenção é a tuberculose e para evitar o contágio, o bebê deve tomar a vacina logo após nascer, que é a BCG.
Não há riscos quando a vacinação é realizada respeitando todos os critérios de segurança e armazenagem, aliás, essa é uma preocupação que pouco se fala, mas que deve ser observada pelos pais.
Para que haja eficácia na imunização, a vacina precisa ser armazenada dentro dos padrões recomendados pelos laboratórios em que foram produzidas.
Verá que o número de infectados caiu para quase zero, pois as crianças estão sendo vacinadas cada vez mais cedo e com o apoio dos pais, obedecendo ao cronograma do calendário de vacinação.
É indiscutível o quanto é importante e necessário vacinar as crianças. Podem chorar, gritar ou fazer beicinho, tudo isso é apenas um momento de poucos minutos que garantirá a saúde de toda uma vida.
Os pais não precisam se sentir culpados por parecer estar causando desconforto nos filhos, ao contrário, o que estão fazendo é um ato de amor.