A glândula tireoide é requerida por todas as células do corpo para que nos sintamos energéticos e saudáveis. Mas o hormônio da tireóide pode se tornar pouco ativo ou hiperativo.
Tireóide hiperativo e hiperativo
Quando a glândula tireoide está hipoativa , isso significa que os níveis hormonais estão baixos e você tem hipotireoidismo.
Quando está hiperativa e seus níveis hormonais estão altos, você tem hipertireoidismo. Existem também diferentes causas.
No hipotireoidismo, muitas vezes é causada pela doença de Hashimoto, enquanto o hipertireoidismo é principalmente devido à doença de Graves.
Estas são ambas doenças auto-imunes, o que significa que o sistema imunológico ataca o corpo por engano e leva à disfunção da tireóide.
Diferenças nos sintomas
Ambos hipo e hipertireoidismo têm efeitos exclusivos para o corpo. Aqui estão as diferenças:
- O hipotireoidismo causa ganho de peso, enquanto o hipertireoidismo causa perda de peso.
- Aqueles com hipotireoidismo são intolerantes ao frio, enquanto o hipertireoidismo leva à intolerância ao calor.
- O hipotireoidismo resulta em diminuição da freqüência cardíaca, enquanto o hipertireoidismo causa aumento da frequência cardíaca.
- O hipotireoidismo pode causar hipertensão ou hipotensão, mas aqueles com hipertireoidismo geralmente têm pressão arterial elevada.
- Infertilidade, disfunção erétil e perda de apetite sexual são sinais de hipertireoidismo e hipotireoidismo. Mas no primeiro, o aborto espontâneo geralmente resulta.
- O hipotireoidismo pode levar à fadiga, sonolência e baixos níveis de energia. O hipertireoidismo também causa fadiga, mas não se pode ficar parado ou é hiperativo.
- O hipotireoidismo causa constipação, enquanto a diarréia é um sinal de hipertireoidismo.
- Pessoas com hipotireoidismo muitas vezes têm dificuldade em se concentrar, têm pouca memória e podem sofrer de depressão. O hipertireoidismo pode causar nervosismo, ansiedade e irritabilidade.
- Como o líquido se acumula no corpo também é diferente. Pessoas com hipotireoidismo podem ter inchaço das pálpebras, mãos e pernas. Eles também podem ter fluido em seus pulmões e coração. O inchaço abdominal, além de ter um rosto inchado, também é um sintoma de hipotireoidismo. Os tornozelos, os pés e os dedos dos pés podem inchar se você tiver hipertireoidismo.
Infelizmente, não há cura para nenhum dos distúrbios da tireóide. Além disso, o tratamento dado ao paciente dependerá da condição da pessoa, juntamente com a causa do distúrbio. No entanto, o hipotireoidismo muitas vezes pode ser controlado com hormônio tireoidiano sintético ou através de suplementação de iodo.
Enquanto isso, o hipertireoidismo pode ser tratado com uma medicação antitireoidiana que retarda a glândula hiperativa. Embora não haja evidências fortes que vinculem os remédios caseiros à disfunção tireoidiana, o óleo de coco , a cidra de maçã e os óleos de peixe são recomendados para pessoas com hipotireoidismo.
Pessoas com hipertireoidismo podem usar produtos de soja, erva-cidreira e brócolis para corrigir o problema da tireoide.