Helicobacter pylori é uma bactéria comum que está associada a gastrite, úlceras e câncer de estômago.
Causas
A gastrite por Helicobacter pylori acontece quando a bactéria invade o organismo, provoca uma ativação do sistema imunológico com a infiltração do estômago por células inflamatórias, responsáveis pela gastrite, e enfraquece o revestimento que protege o estômago, permitindo que os sucos digestivos produzidos dentro dele corroam as paredes e deem origem a erosões (feridas) e úlceras.
A bactéria é transmitida de pessoa para pessoa via contato com saliva, vômito ou material fecal, além de poder ser passada também por meio de comida e água contaminados.
Fatores de risco
A infecção pela bactéria Helicobacter pylori geralmente acontece durante a infância, mas alguns fatores são considerados de risco para a infecção por esta bactéria:
- Viver em um local com muitas pessoas
- Viver em um local onde não há fornecimento de água potável e filtrada
- Viver em um local onde não há condições sanitárias adequadas
- Viver junto com uma pessoa que tenha contraído a doença
- Não praticar hábitos adequados de higiene
Sintomas
A maioria das pessoas infectadas por Helicobacter pylori nunca manifestará quaisquer sinais ou sintomas de gastrite, enquanto que outras pessoas terão complicações graves.
Essa diferença na expressão da doença envolve o tipo de cepa de H. pylori e fatores relacionados ao paciente, como variações genéticas, hábitos alimentares, estresse emocional e uso de medicamentos.
Os sinais e sintomas da infecção por H. pylori podem incluir:
- Dor ou queimação no abdômen
- Náuseas
- Perda de apetite
- Arrotos frequentes
- Inchaço
- Perda de peso não intencional.
Buscando ajuda médica
Procure ajuda médica se você notar o aparecimento de sangue nas fezes, se sentir dor abdominal, tiver indigestão ou azia contínuas, ou qualquer um dos outros sintomas mencionados acima.