7 sintomas de mioma uterino para você ficar alerta


O que é o mioma? 
Mioma ou mioma uterino são tumores não cancerosos que se desenvolvem dentro do músculo (miométrio) do útero. Eles também são chamados de leiomiomas. Eles geralmente são benignos e não associados com um risco de câncer, mesmo assim, as mulheres cujos miomas crescem muito rapidamente devem ser monitoradas.


7 sintomas de mioma uterino para você ficar alerta:

1 – Problemas de bexiga

Se os miomas estão localizados na parede externa do útero perto da bexiga, pode pressionar contra ela provocando uma perda de volume da bexiga, o que pode aumentar a sensação de urinar. Em algumas mulheres o mioma impede de urinar mesmo quando a bexiga está cheia. Isto pode ser tanto desconfortável quanto perigoso.
Se você não pode dormir toda a noite, vai ao banheiro com mais frequência do que o habitual ou é incapaz de esvaziar completamente a bexiga, deve fazer uma avaliação.

2 – Pressão retal

Os miomas que ocorrem na parte posterior do útero podem colocar pressão sobre o reto e fazer a paciente se sentir cheia. Eles também, por vezes, podem causar uma hemorroida.

3 – Dor ou desconforto pélvico

Não é incomum para o mioma, particularmente grande, causar uma sensação geral de desconforto na região pélvica. Em algumas mulheres isso é desconfortável o suficiente quando se agacham ou deitam. Em outras, o sintoma se manifesta como um sentimento vago de peso no local.
Mais raramente uma mulher vai sentir uma dor aguda e muito grave na região pélvica. Isso geralmente acontece quando o mioma degenera e pode durar mais duas semanas a um mês. Subprodutos do mioma também podem infectar a corrente sanguínea e tecidos locais causando febre. A dor pélvica é também um dos sinais de alerta para cistos ovarianos.

4 – Dor nas costas

A dor nas costas é um problema comum com uma série de causas. Ocasionalmente, um mioma que está localizado na parede externa posterior do útero e pressiona contra os nervos da coluna vertebral e os músculos das costas, pode provocar dor intensa. Devido à localização do mioma este sintoma pode aparecer ao lado dos problemas retais.

5 – Dor durante o sexo

Dependendo da localização e do tamanho do mioma, uma mulher pode perceber que as relações íntimas são desconfortáveis ou até mesmo dolorosas. A dor pode ser mais evidente em certas posições ou em determinados momentos do mês.

6 – Sangramento menstrual pesado

Mulheres que sofrem de miomas submucosos, muitas vezes relatam que sofrem de um fluxo menstrual muito pesado. Isso pode ser tão abundante que as impede de sair de casa, mesmo para fluxo intenso, em um curto espaço de tempo. O sangramento é muitas vezes acompanhado de cólicas dolorosas.
Tal sangramento não é normal e deve sempre ser investigado por um médico. Mulheres com menstruação abundante podem desenvolver anemia.

7 – Períodos longos


Algumas mulheres com miomas podem experimentar períodos que duram mais de sete dias ou sofrem de sangramento entre os períodos. Sangramento intenso, cólicas e dor também são comuns.

Os sintomas dependem grandemente da localização do mioma e, em geral, quanto maior for a massa, o sintoma é mais extremo. Se você notar algum desses sinais, deve fazer uma consulta com seu médico o mais rapidamente possível.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

 
(c) Copyright 2011 Curiosidades e dicas. Designed by Free Wordpress themes, Free Web Templates