Artrose: a doença que desgasta os joelhos e as articulações


A artrose é um problema que atinge 15 milhões de pessoas em todo o Brasil. Essa doença ataca as articulações e desgasta a cartilagem que cobre as extremidades dos ossos. A cartilagem articular promove o deslizamento, sem atrito, das extremidades ósseas. O comprometimento dela promove dores e inchaço.

Essa complicação pode surgir em qualquer junta do corpo. As áreas afetadas mais comuns, no entanto, são as mãos, os quadris, da coluna e dos joelhos. A artrose, infelizmente, não tem cura, além de progredir com o tempo. Ela pode ser retardada com tratamentos que aliviam a dor e melhoram a função articular.

Causas da artrose
Existem dois tipos de artrose, a primária e a secundária. A primária acontece ao uso excessivo de uma articulação ou pelo envelhecimento da pessoa. É normal que o uso contínuo das articulações cause danos à cartilagem, o que provoca as dores e o inchaço. Em casos avançados, há perda total da cartilagem. A primária, ainda, pode ser genética.

Já a secundária é gerada por problemas que o indivíduo já tem. Obesidade, cirurgia das estruturas articulares, gota, artrite reumatoide, diabetes e distúrbios hormonais são alguns exemplos.

Fatores de risco
Como em toda condição médica, há fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver o problema. Confira abaixo:




Idade avançada;
Mulheres são mais propensas a desenvolver artrose;
Possuir deformidades ósseas;
Ter lesões nas articulações;
Obesidade;
Pessoas com diabetes, gota e hipotireoidismo.

Sintomas
O sintoma mais comum da artrose é a dor que surge nas articulações. Ela costuma piorar ao final do dia. Há também inchaço, calor, estalos e limitação do movimento nas juntas. Após longos períodos sem se movimentar, pode ser difícil mover-se. Isso se deve ao fato de haver rigidez articular.

Alguns pacientes podem ficar debilitados e acamados devido às dores. Mas há quem consiga ter uma vida mais próxima ao normal. Não é incomum pessoas que tenham artrose e que passem anos sem demonstrar qualquer um dos sintomas mencionados.

Tratamento
A artrose não possui cura. Os tratamentos buscam aliviar as dores e tensões e mantém o movimento articulares. É possível tratar essa doença com medicamentos, como analgésicos, anti-inflamatórios e alguns narcóticos. Fisioterapia e terapia ocupacional também são eficazes na melhora da qualidade de vida dos pacientes.

Em casos mais extremos, há necessidade de injeções de cortisona ou de procedimentos cirúrgicos.

 Como prevenir a artrose?
Adaptar sua vida para que ela tenha uma melhor qualidade. Pratique exercícios leves, descanse com frequência e tenha controle sobre seu peso. Siga o tratamento corretamente e peça ajuda sempre que precisar. Não sofra sozinho e com dores que não consegue suportar.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

 
(c) Copyright 2011 Curiosidades e dicas. Designed by Free Wordpress themes, Free Web Templates