Dicas simples e naturais para uma boa recuperação da cartilagem, e das articulações.



Hoje vamos ensinar-lhe as melhores dicas e remédios naturais para a regeneração da cartilagem dos joelhos e quadril, para que você tenha mais movimento e qualidade na sua vida.



Os sinais de que a cartilagem está danificada
Para compreender a importância de cartilagem e mantê-la em um estado saudável, especialmente na área dos joelhos, que recebe o maior peso de todo o corpo, vamos explicar a sua estrutura e função.

A cartilagem é um um tecido amortecedor que reveste a superfície dos ossos no nível das articulações, protegendo-as.
Ela é muito importante para o movimento das articulações.

É parte de muitas outras estruturas ósseas em humanos, como o nariz, brônquios, ouvidos, peitos, coluna, cotovelos, joelhos e quadris.

É dura como um osso, mas não é tão elástica como músculo.

Os problemas na cartilagem podem ser causados pelo envelhecimento e doenças degenerativas, como osteoartrite, que geralmente afeta as articulações dos ombros, do pescoço (dificulta o movimento da cabeça e provoca tonturas), quadril, joelhos, mãos e articulações dos pés.



Além disso, há outros fatores que podem danificar a cartilagem, tais como atividade física excessiva, obesidade ou transporte de cargas pesadas.

Em caso de danos na cartilagem, há vários sintomas que podem indicar essa condição de saúde, como dor ao mover, inchaço e tensão muscular.

Alimentos recomendados para a recuperação da cartilagem

Para a renovação da cartilagem, o consumo de alimentos ricos em vitaminas é uma regra essencial, pois a maior parte da cartilagem com tempo se torna rígida.


Por isso existe uma necessidade de consumir uma boa quantidade de nutrientes que ajudam a prolongar a vida dela.

Os alimentos ricos em vitamina A e vitamina C estimulam a regeneração da cartilagem dos quadris e dos joelhos.

A vitamina C é crucial para o corpo e, entre outras coisas, estimula a produção de colágeno, que é extremamente importante para a construção de tendões e ligamentos.

A vitamina C se encontra em vegetais como cebola, alface, pimentão, batata.

E também em frutas como laranja, limão, acerola, uva e amora.

Outra vitamina importante para a saúde da cartilagem é a D.

A vitamina D é absorvida principalmente pela exposição ao sol (sem excessos e de manhã bem cedo, o melhor horário).

Não por acaso, muitos estudos estão comprovando que a exposição ao sol contribui diretamente para melhorar a mobilidade das articulações.

Os resultados também mostram que é necessário ter uma boa quantidade de vitamina D para se prevenir contra problemas como artrite, reumatismo e osteoartrite..

A gelatina é mais um bom remédio caseiro para a recuperação da cartilagem.

A gelatina é uma fonte muito rica em colágeno, uma substância presente nos tecidos, ossos, tendões, e que participa da (re)construção da cartilagem.

Além disso, contém 10 aminoácidos essenciais, e tudo isso sem gordura nem colesterol.

A quantidade ideal de gelatina é de 5 a 10 gramas por dia.

Seu consumo regular pode resultar na eliminação completa dos sintomas de problemas nas articulações.


As cartilagens possuem função essencial nas articulações, pois garantem a estas equilíbrio, estabilidade, proteção e sustentação. Elas revestem as extremidades dos ossos, impedindo que estes se choquem uns com os outros durante os movimentos. Portanto, é fundamental para impedir o desgaste ósseo e para promover a boa desenvoltura e a saúde articular como um todo.

“A cartilagem é um tecido resistente que recobre as extremidades ósseas dentro das articulações. Ela permite que essas mesmas articulações tenham mobilidade livre, o que resulta nos movimentos do nosso corpo”, afirma o ortopedista Mauricio Raffaelli. Além de resistente, a cartilagem tem grande capacidade de amortecimento, o que é crucial na sua função de proteção óssea e articular.



Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

 
(c) Copyright 2011 Curiosidades e dicas. Designed by Free Wordpress themes, Free Web Templates