O joelho é uma articulação bem complexa que exige certa flexibilidade e estabilidade ao mesmo tempo. Para que seja funcional, ele conta com estruturas importantes de estabilização. Em contrapartida, o joelho pode ser afetado por diversas lesões, sendo algumas delas as torções ou entorses, as contusões, os traumas ou o desgaste. Esses diagnósticos podem comprometer a viabilidade de ligamentos, cartilagens, tendões, bursas e meniscos.
Quando surge uma dor na região, ela é provocada pelo uso excessivo dos joelhos ou falta de preparo adequado para uma atividade física que exija muito da articulação. Sua origem pode estar ligada às estruturas que envolvem o joelho, como ligamentos, tendões e bursas (revestimento), ou nas que formam a própria articulação, especificamente os ossos (fêmur, tíbia e fíbula), cartilagem (menisco) e músculos.
Afinal, o que pode ser a dor no joelho?
A dor no joelho pode envolver diferentes afecções.
Algumas delas podem incluir:
*Distensão ou entorses;
*Tendinites e bursites;
*Desgaste nos meniscos;
*Rompimento de cartilagem, menisco e ligamentos;
*Doenças reumáticas: artrite reumatoide, osteoartrite,
artrose, lúpus e gota;
*Infecções no joelho;
*Síndrome da dor patelo-femural;
*Quanto às lesões traumáticas, elas afetam comumente ligamentos e menisco, enquanto que as não traumáticas afetam a articulação como um todo.
A característica da dor tem relação com a estrutura que está sendo comprometida: desconforto ao andar, incapacidade de dobrar o joelho, inchaço, deformidade e dor forte.
Fatores importantes do desenvolvimento da dor no joelho
Certos fatores predispõem a dor no joelho, como: falta de estabilidade de estruturas, desalinhamento de membros inferiores e sobrecarga por exercício intenso ou por sobrepeso, além do próprio desgaste do joelho em idosos, que tendem a ter a articulação mais vulnerável a lesões. Outros motivos relacionados à dor são:
Estabilidade: fraqueza muscular ou mau funcionamento de algumas estruturas podem sobrecarregar o joelho.
Desalinhamento: desvio biomecânico que aumenta a pressão em determinados pontos do joelho.
Sobrecarga: o excesso de peso e o enfraquecimento muscular favorecido pelo sedentarismo são prejudiciais para a saúde dos joelhos, assim como o excesso de exercícios físicos intenso.
Idade: a fraqueza muscular e a redução da nutrição da cartilagem por si só promovem o desgaste do joelho.
Traumas: impactos no joelho, principalmente em jogadores de futebol, em razão da alta exigência da articulação.
Alívio da dor no joelho
A dor nos casos mais simples é limitada a 2 ou 3 dias, sendo recomendadas as seguintes orientações:
1. Uso de compressas geladas:
Aplique por 5 a 15 minutos, de 2 a 3 vezes por dia, em casos de entorses, tendinites, quedas e pancadas. Abaixar a temperatura do tecido afetado promove um efeito analgésico, além de diminuir o inchaço (se existente) e reduzir a inflamação no local.
2. Drenagem corporal:
Quando estiver deitado ou sentado no sofá coloque uma almofada e eleve a perna dolorida para melhorar a circulação e aliviar a dor.
3. Realizar massagem:
Também com o pé apoiado você pode massagear ao redor do joelho, promovendo uma melhor circulação.
4. Alongar as articulações:
Realize alongamentos suaves na perna dolorida flexionando sem muito esforço com apoio de uma cadeira para não cair.
Veja abaixo mais dicas para aliviar a dor nos joelhos:
Evite permanecer muito tempo em pé, sentado ou na mesma posição;
Durma com travesseiro entre os joelhos;
Use calçados baixos com amortecimento;
Faça exercícios que fortaleçam a musculatura;
Para pés chatos use palmilhas especiais;
Mantenha o peso ideal para não sobrecarregar o joelho;
Use os medicamentos prescritos pelo médico para alívio de dores e da inflamação;
Busque orientação sobre aos exercícios mais adequados para a sua situação;
A alimentação selecionada também pode contribuir para um melhor efeito anti-inflamatório. Por isso, evite alimentos doces e gordurosos, pois eles agravam a inflamação, dê preferência aos alimentos como gengibre, peixes ricos em ômega 3 (salmão, atum e sardinha) e sementes de chia.
Remédio para dor no joelho
Normalmente, o primeiro comportamento de uma pessoa acometida por uma dor nos joelhos é procurar por alguma forma de tratamento medicamentosa. A dor pode ser, em grande parte dos casos, tratada com o uso de medicamentos anti-inflamatórios, mas que devem ser prescritos pelo médico e não administrados sem qualquer orientação profissional.
Anti-inflamatórios podem causar danos, sobretudo, a pessoas com sensibilidade estomacal. Nesses casos, os tratamentos alternativos são válidos, como o uso de medicamentos homeopáticos, compressas quentes na região e o enfaixamento do joelho para repouso.
Além do remédio para dor no joelho, o paciente também pode incluir os próprios alimentos com propriedades anti-inflamatórias nas suas refeições diárias. É o caso do gengibre, do salmão e das sementes de chia, por exemplo. Ao mesmo passo, os alimentos açucarados devem ser evitados, uma vez que agravam as inflamações em diversas partes do corpo.