Conheça os perigos da depressão pós-parto



A depressão pós-parto é uma doença que aparece logo que a mãe da à luz, mas também pode acontecer mais tarde até 12 meses depois do parto. Pode até aparecer estranho, mas essa é uma doença que também pode acometer os homens que apresentam sintomas que podem surgir ainda no final da gestação.

Apesar de não existir uma explicação conclusiva sobre o porquê dessa doença, acredita-se que ela é causada pelo desequilíbrio hormonal, transtornos psicológicos e mesmo por problemas genéticos e por conta do ambiente onde se vive.

Considera-se perfeitamente normal que a mulher apresente alguns sintomas de depressão nos primeiros dias após o parto, pelo menos até que ela se adapte a nova vida preocupando-se com o bebê e o seu restabelecimento.

Porém, se os sintomas se alongarem por mais de 15 ou 20 dias, por segurança é melhor buscar por ajuda de um médico especializado para uma avaliação. Desde o principio, é bom ficar atenta aos seguintes sintomas.


  • Sensação de tristeza constante e sem motivo aparente.
  • Auto-estima baixa.
  • Desinteresse pelo bebê.
  • Problemas com insônia.
  • Sensação de cansaço.
  • Sentimento de culpa sem motivo obvio.
  • Falta de disposição para se alimentar.
  • Desinteresse pelas atividades do dia-a-dia.
  • Entre outros sintomas.





É importante que depressão após a gestação seja reconhecida logo no princípio, pois a mãe precisa receber todo o apoio necessário para juntamente com o tratamento adequado vencer a doença.

Fatores que podem contribuir com a depressão pós-parto


  • Ter passado por quadros depressivos anteriormente.
  • Tristeza por perda recente de pessoas queridas.
  • Necessidade de enfrentar o momento do parto sem a presença de alguém da família por perto.
  • Ter enfrentado experiências tristes em outros partos.
  • Preocupações com a dificuldade de amamentar.
  • Entre outros fatores.




Como tratar a depressão pós parto

Terapia – como qualquer quadro depressivo, o tratamento para a depressão pós-parto começa com alternativas mais naturais, nesse caso, a terapia com profissionais especializados pode funcionar se o tratamento for iniciado rapidamente.

Nesse caso, é preciso buscar com urgência por um psicólogo ou mesmo psiquiatra para que a solução do problema aconteça mais rapidamente.

Cuidados com a alimentação – além da terapia é possível superar a depressão fazendo uso de alimentos saudáveis, pois é preciso aumentar as energias do corpo e fortalecer o sistema imunológico.

Busque por alimentos que contribuam com o aumento da Serotonina que é o hormônio do bom humor. Entre esses alimentos podemos citar a melancia, as nozes, castanha-do-pará, abacate, maçã, mel, cereais integrais, peixes grelhados, entre outros.

Necessidade de descanso – o sono relaxante especialmente durante a noite também é importante, não dispensando os momentos de descanso nas horas do dia. Lembre-se que para quem está com depressão, o relaxamento do corpo e da mente é extremamente necessário, com isso, a leitura de bons livros contribuirá com o tratamento.



Atividades físicas – outra alternativa para ajudar no combate a depressão pós-parto são as atividades físicas, isso é claro, sempre dentro dos limites especialmente se a mãe ainda está no período de dieta.

Conversa entre amigas – a conversa com as amigas que também são mães é mais uma alternativa para relaxar e dominar a depressão. Outras mães que enfrentam ou já enfrentaram problemas parecidos, poderão dar bons conselhos.

Antidepressivos – depois de todas as alternativas naturais que contribuem com a melhora das pacientes, é claro que não podemos deixar de lembrar que em casos mais extremos, os antidepressivos podem ser necessários. Por isso, se acaso existe a suspeita de essa doença estar acontecendo, sem demora é preciso buscar ajuda médica para saber da gravidade do problema.


Um quadro de depressão quando é tratado logo de início, é mais fácil vencer, do contrário, o problema poderá se tornar mais crônico e se estender por meses ou anos.





Fonte : Canal da Web
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

 
(c) Copyright 2011 Curiosidades e dicas. Designed by Free Wordpress themes, Free Web Templates