11 dúvidas sobre furúnculos que os Médicos respondem


Aqueles nódulos de cor avermelhada, dolorosos, enrijecidos e quentes, por vezes com ponta amarelada – mostrando a existência de pus – são furúnculos, infecções cutâneas causadas por uma bactéria, cuja dimensão varia segundo a extensão de tecidos infectados. Tire suas dúvidas sobre esse tipo de infecção cutânea nesse artigo.

Médicos esclarecem 11 questões sobre furúnculos

1. O furúnculo é contagioso?
Sim, porque são bactérias que o originam. A dermatologista Fabia Schalch, da rede Dr. Consulta, adianta também que “o desenvolvimento do furúnculo está associado a baixa imunidade, portanto, a infecção surge a partir da associação da bactéria e da imunidade enfraquecida”.

2. Depilação pode provocar furúnculo?
“Não. A depilação é um processo que causa lesões na pele, então pode servir apenas como porta de entrada para bactérias”, afirma o dermatologista Daniel Dziabas, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A depilação origina o que se chama de pseudofoliculite, uma inflamação cutânea que ocorre pela pressão ou inclusão da haste do pelo na pele, sem existência de bactérias, mas que é provocada pelo procedimento depilatório e pelo atrito das roupas apertadas com a pele.

3. O furúnculo deve ser espremido ou retirado?
Daniel Dziabas diz que o furúnculo nunca deve ser espremido. Quase sempre vem a furo sozinho, e não é preciso fazer drenagem cirúrgica. O calor úmido na área afetada ajuda no processo de drenagem natural.

4. É necessário tomar medicamentos para o furúnculo?
O especialista afirma que em alguns casos, pode justificar a ingestão de antibióticos, de uso tópico ou via oral, sobretudo se o furúnculo toma conta de uma parte grande do corpo e se tarda em cicatrizar. A indicação de remédios só pode ser realizada por um médico.

5. Qual a diferença entre o pelo encravado e o furúnculo?
A médica dermatologista Fabia Schalch esclarece que a foliculite, conhecido como pelo encravado, surge de maneira mais superficial e não tão dolorosa à volta do pelo. Já o furúnculo é mais profundo e doloroso, como um abcesso.

6. Quanto tempo fica o furúnculo na pele?
O tempo de incubação é de entre 4 a 10 dias, e o perigo de contágio pode ocorrer enquanto a bactéria Staphylococcus estiver ativa, mesmo que a pessoa não tenha sintomas”, fala Daniel Dziabas. Quando acontece a propagação dos furúnculos que demoram muito tempo até cicatrizarem, deve recorrer-se a medicamentos antibióticos.

7. Pode aparecer mais de um furúnculo de cada vez?

Pode, e quando acontece se chama de “quadro de furunculose”, comenta Fabia. O que acontece é que a infecção bacteriana se propaga por vários folículos.

8. Como distinguir um furúnculo de uma espinha?

O furúnculo e a espinha, ainda que muito semelhantes, têm causas bem distintas no corpo. A acne é uma doença dos folículos pilossebáceos, estruturas formadas por glândulas sebáceas e pelos. O desequilíbrio da queratinização folicular (“poros entupidos”), o aumento da secreção de sebo e a existência de bactérias na pele são os fatores que estão associados com o surgimento da acne. Ao contrário dos furúnculos, que são abcessos na camada dérmica que pode chegar até ao tecido gorduroso, podendo aparecer nas glândulas sebáceas ou não. “Os furúnculos são mais doloridos e podem provocar febres”, explica Daniel Dziabas.

9. Em que parte do corpo costumam aparecer os furúnculos?

Surgem normalmente no pescoço, seios nádegas e no rosto.

10. Como é possível evitar o surgimento do furúnculo?
Para reduzir a chance de propagação da bactéria, Daniel Dziabas sugere: lave as mãos depois de mexer no furúnculo;
não compartilhe sua roupa, lenços, lençóis ou toalhas;
lave toda a roupa que esteve em contacto com a pele com água fervente; lave com água e sabão a zona do furúnculo, e depois que ele rompa sozinho;troque as compressas e jogue as usadas no lixo.

11. O furúnculo não saiu totalmente. Quais são os riscos?
“Sim, existe o risco de reinfectar a área e a lesão reaparecer ou de ficar uma fibrose (cicatriz) mais permanente”, explica Fabia Schalch.

Assista a seguir o vídeo com mais dicas sobre o furúnculo:






Fonte : Dicas Online
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

 
(c) Copyright 2011 Curiosidades e dicas. Designed by Free Wordpress themes, Free Web Templates