Os 10 sintomas mais comuns de quem possui intolerância ou alergia ao glúten



1. Digestão lenta ou indigestão
Esse é um dos principais sintomas, inclusive, podendo levar a outros problemas gastrointestinais pela má digestão do glúten como: intestino irritável, dor de estômago, inchaço e flatulência.

2. Dor de cabeça
É muito comum sentir dores de cabeça crônicas que podem alternar entre leves até mesmo a enxaquecas fortes após consumir alimentos com glúten.

3. Fadiga crônica
Um dos sinais mais aparentes é a fadiga, que pode ser resultado de uma deficiência de nutrientes, mas também é muito comum em quem sofre de intolerância ou alergia.

4. Confusão mental ou pensamento lento
As atividades cerebrais sofrem alteração, o que pode ocasionar tonturas, visão turva, dificuldade de concentração, lentidão mental, sintomas facilmente confundidos com estresse e outras doenças. Por isso, saiba diferenciar.

5. Dor nas articulações
A alergia pode ocasionar inflamações pelo corpo e, com isso, surgirem dores nas articulações.

6. Debilidade no sistema imunológico
A intolerância pode debilitar o seu sistema imunológico e deixar o alérgico mais exposto a outras doenças.

7. Depressão
Irritação, ansiedade, alterações bruscas de humor são sintomas comuns para quem sofre desse mal.

8. Doenças na pele
Fique atento caso surgir coceiras, irritação na pele, eczema, psoríase, queratose pilar ou erupções cutâneas em geral, costumam aparecer nas coxas, braços e no rosto.

9. Predisposição a cáries
A saúde oral se torna abalada e o esmalte do dente fica mais permeável, podendo estar mais suscetível ao surgimento de cáries.

10. Desordem hormonal
Os níveis de estrogênio sofrem alteração em caso de intolerância, podendo ocasionar mudanças no peso para mais ou para menos, inclusive alteração nos ciclos menstruais.

Mas o que fazer?
Se você se identificou com um ou mais sintomas, procure realizar um teste com uma dieta livre de glúten por alguns dias.

Caso note diferença, o segundo passo, antes de qualquer coisa, é pedir a orientação a um médico, que irá realizar alguns exames laboratoriais para saber se o seu organismo possui algum tipo de alergia, doenças gástricas ou doença celíaca.

Através do diagnóstico ele indicará a melhor forma de tratamento, através de medicamentos ou indicará uma consulta com uma nutricionista.

Importante: as dicas do site não substituem uma consulta ao médico!
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

 
(c) Copyright 2011 Curiosidades e dicas. Designed by Free Wordpress themes, Free Web Templates