O que a cor da cera dos teus ouvidos diz da tua saúde! De que cor é a tua?



Como a maioria dos fluidos corporais, a cera de ouvido é raramente o assunto de uma conversa. Mas o fato é que essa substância pegajosa é na verdade muito importante para o nosso corpo e pode nos dizer muito sobre nossa saúde. Parece uma ideia nojenta a princípio, mas da próxima vez que você for limpar o ouvido, você deveria dar uma olhada no que sai dele.






Uso inadequado de hastes flexíveis (cotonetes) pode causar danos ao tímpano.
Todo mundo tem cera no ouvido, que pode ser desde a cor amarelo clara até marrom escura. Ao limpar os ouvidos com hastes flexíveis (cotonetes) o indivíduo pode causar uma lesão ao órgão, além de otites externas, infecções e lesões graves ou leves na membrana timpânica, como perfurar o tímpano, e em último caso pode até precisar de uma cirurgia para correção.
Ao limpar o ouvido o indivíduo tenta retirar a cera – cerume – do ouvido, que tem a principal função de proteger. A cera é produzida por glândulas existentes no canal auditivo mais externo, sendo produzida e expelida normalmente.



O que muitas pessoas não sabem é que a cera de ouvido não é apenas algum tipo de sujeira acumulada no seu ouvido. Na verdade, ela é criada pelo nosso corpo para evitar que bactérias e sujeira entrem no nosso canal auditivo, logo, essa pasta pegajosa mantém nossos ouvidos limpos, saudáveis e funcionando. A cera é uma combinação de uma longa cadeia de ácidos graxos, esqualeno e álcool.
Ainda assim, apesar da importância dessa substância, ninguém deseja vê-la escorrendo por aí. Então, quando você notar que tem um pouco demais dela na sua orelha, sinta-se livre para pegar um pano úmido e limpá-la. Se você escolher usar um cotonete, lembre-se de não colocá-lo muito fundo no seu canal auditivo, ou você corre o risco de danificar o seu tímpano.

Aqui estão alguns exemplos de diferentes cores de cera e o que elas significam para a sua saúde.
O cerume recobre a pele do canal e o protege da água, que pode conter microrganismos nocivos e retém poeira e partículas de areia, impedindo danos ao tímpano.

O organismo tem um processo de auto-limpeza, a cera que fica no canal externo do ouvido seca e vira um pó, que é eliminada pelo corpo.

A melhor maneira de retirar o excesso de cera sem prejudicar o ouvido é utilizar uma toalha e fazer a limpeza logo após o banho, limpando somente até onde o dedo alcança assim a cera não será empurrada em direção ao tímpano.

Mesmo que fosse possível retirar toda a cera do ouvido, sem empurrá-la para dentro, a saúde dos ouvidos seria colocada em risco, uma vez que ela é a responsável por garantir a proteção, evitando as infecções e problemas de audição.

O significado da cor da cera dos ouvidos

1. Amarela, úmida e pegajosa



O tipo de cera mais vulgar. A umidade serve para evitar que o canal auditivo fique tapado.

2. Cerume cinza






É raro mas pode acontecer! Em que circunstâncias? Absolutamente normais, como parte do processo natural de limpeza do ouvido. Só terá de se preocupar se sentir coceira e se a cera estiver mais quebradiça. Esses sintomas podem ser resultado de eczema. Nessa circunstância, o melhor mesmo é consultar opinião profissional.

3. Cerume amarelo claro




É mais comum a cera dessa tonalidade ser encontrada nos ouvidos das crianças. Isso porque elas são umas autênticas máquinas que fabricam cera em grandes quantidades. Algo que vai diminuindo à medida que vão crescendo.

4. Cerume escuro e peganhento




Essa textura e coloração indicam que você, por alguma razão, tem produzido mais suor que o habitual. Não representa qualquer perigo, mas pode contribuir para que o seu odor corporal fique um pouco mais forte.

5. Cerume escuro e espesso




Razões como ansiedade e estresse são mais que suficientes para que o organismo dê um reforço na produção de cera. Mesmo a transpiração faz com que os níveis de cera aumentem! O único problema é que essa cera excessiva pode deixar o canal auditivo entupido, causando problemas de audição. O que fazer? Encontrar sua fonte de estresse e tentar resolver essa situação. Se não for o caso, apenas limpe o ouvido com mais frequência.

6. Cerume branco e escamoso







Está achando estranho? Relaxe! Não tem qualquer motivo para se preocupar. Isso quer dizer que você não tem tanto odor corporal.

7. Cerume enegrecido




Só de imaginar retirar o cotonete do ouvido e ver cera marrom ou preta leva um susto? Nada tema, porque não tem mal algum. O escurecimento da cera pode ser porque o seu ouvido fabricou fluídos com mais intensidade. Acontece frequentemente quando sentimos estresse. Pode também apenas significar que a cera já leva algum tempo em seu ouvido. Ao sair, entra em contato com o oxigênio e reage dessa forma, escurecendo.

8. Cerume escorrendo





Pode até acontecer escorrer um pouquinho de cera. Isso faz parte do processo de limpeza natural do ouvido. Mas se for em grande quantidade e vier acompanhado quer de pus, quer de sangue, o caso muda de figura. O seu tímpano pode ter perfurado, por isso o melhor é ir no médico.

9. Cerume com sangue




Sua cera está parecendo sangue ressequido? Provavelmente será mesmo, podendo indicar que terá o tímpano furado.

Quem diria que a cera poderia ter tantas tonalidades? Felizmente, a maioria não traz qualquer transtorno para sua saúde, apesar de poder criar alguns sustos.

Dê uma olhada no seu cotonete da próxima vez que tirar cera dos ouvidos. Pode parecer uma atitude algo nojenta, mas não tem melhor para analisar a coloração da cera. Que vantagens é que isso poderá trazer? Simples! Assim fica mais fácil detectar alguma coisa errada e consultar um médico para que ele confirme e recomende um tratamento.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

 
(c) Copyright 2011 Curiosidades e dicas. Designed by Free Wordpress themes, Free Web Templates