Tenossinovite é uma doença, que é basicamente inflamação no revestimento da bainha que envolve o tendão, pode soar estranho, é mais frequente nos pés e mãos.
Existem maneiras de perceber o problema, uma delas é que há caroços, áreas vermelhas, sem saber por quê. Traz consigo uma dor forte, capaz de imobilizar a área afetada.
O diagnóstico precoce é o mais conveniente, para evitar agravar o problema, se você tiver uma suspeita de autismo, não hesite em consultar um médico, depois de alguns sinais de que poderia ser um grande problema.
O QUE É TENOSSINOVITE?
A tenossinovite é a inflamação da sinóvia, o revestimento da bainha protetora que cobre os tendões. A causa da inflamação pode ser desconhecida, ou pode ser resultado de:
- Doenças inflamatórias
- Infecção
- Lesão
- Esforço excessivo
- Distensão
- Os pulsos, mãos e pés são normalmente afetados. No entanto, a condição pode ocorrer em qualquer bainha de tendão do corpo.
Observação: Um corte infeccionado nas mãos ou pulsos que ocasione tenossinovite pode ser uma emergência que requer cirurgia.
Fatores de risco
Pessoas entre 30 e 50 anos de idade têm um risco maior de desenvolver tenossinovite do que indivíduos de outras faixas etárias. A condição é mais comum em pessoas do sexo feminino do que do sexo masculino e pode ser associada à gravidez.
Atividades diárias que envolvam o uso da mão e do punho, em movimentos repetitivos, podem contribuir para o desenvolvimento de tenossinovite também.
Sintomas de Tenossinovite
Os principais sinais e sintomas de tenossinovite são:
- Movimentação limitada de uma articulação
- Inchaço articular na área afetada
- Dor e sensibilidade ao redor da junta, especialmente na mão, pulso, pé ou tornozelo
- Dor ao movimentar uma articulação
- Vermelhidão no comprimento do tendão
- Febre, inchaço e vermelhidão podem indicar uma infecção, especialmente se uma punção ou corte tiver ocasionado esses sintomas