Ao longo dos anos, a vitamina B9 ou ácido fólico é conhecida como uma das mais benéficas e necessárias para a saúde. Isso pertence ao grupo do complexo B solúvel em água e, apesar de ser sintetizado principalmente pelo intestino, oferece vários benefícios ao corpo.
As quantidades excedentes da vitamina são extraídas pelo corpo através da urina, de modo que alimentos ricos devem ser consumidos nele de maneira rigorosa e contínua.
Algumas vantagens de consumir vitamina B9
Apresentamos alguns desses benefícios e a melhor maneira de tirar o máximo proveito deles. A vitamina B9 desempenha um papel proeminente na síntese de células sanguíneas, como plaquetas, leucócitos e eritrócitos.
Além disso, ajuda a síntese de RNA ou ácido ribonucleico; bem como os diferentes aminoácidos que tornam a vida no corpo. Também ajuda a regenerar e produzir novas células do corpo, através de reações e enzimas químicas.
A vitamina B9 pode ser encontrada em diferentes alimentos que são muito fáceis de encontrar e baratos.
No entanto, a exposição de alimentos ao fogo reduz a presença de vitamina, e é por isso que você deve consumi-los em quantidades ideais para cobrir o que seu corpo precisa.
Onde você consegue encontrar ácido fólico?
Legumes e grãos
Frutos e sucos citrinos
Grãos inteiros e farelo de trigo
Vegetais de folhas verdes e escuras
Aves, frutos do mar e carne de porco
Fígado
Cereais, pães enriquecidos e outros produtos de grãos
Quais são os benefícios do ácido fólico?
A vitamina B9 ou ácido fólico, como vitamina B12 e vitamina C, ajuda o corpo a quebrar, usar e criar novas proteínas
Ajuda a gerar glóbulos vermelhos e produzir DNA (responsável pelo transporte de informações genéticas no corpo humano)
Contribui para o funcionamento das células, bem como para o crescimento de tecidos
Isso ajuda a estimular seu apetite quando seu corpo o necessita e estimula a formação de ácidos digestivos
Reduz o risco de sofrer um acidente cardiovascular
Consumir a quantidade correta de ácido fólico antes e durante a gravidez ajuda a prevenir certos defeitos congênitos, incluindo a espinha bífida
Isso ajuda o corpo a gerar novas células
Por que a vitamina B9 é chave para o corpo?
Ele desempenha um papel fundamental nas mulheres em idade fértil. Quando uma mulher tem as quantidades ideais de ácido fólico no corpo durante a gravidez, pode evitar danos ao cérebro do bebê
Promove a viabilidade dos espermatozóides. Estudos que exploram o papel do folato na espermatogênese reduziram a relação de saúde e função espermática. Homens com baixa ingestão de folato geralmente têm esperma com a estrutura errada
A vitamina B9 ajuda a metabolizar a homocisteína em metionina, um aminoácido essencial. Sem quantidades adequadas de ácido fólico, os níveis de homocisteína aumentam. Isso está relacionado a problemas cardiovasculares e aterosclerose
Estabiliza os níveis de colesterol. Um estudo mostrou que os suplementos de ácido fólico estimulam os níveis normais de colesterol. Neste estudo de 124 pessoas, cientistas observaram reduções significativas nos níveis de colesterol em indivíduos que haviam tomado 4 microgramas de ácido fólico por dia durante 12 semanas
Dá suporte neurológico. Um estudo realizado na Coréia revelou que os pacientes idosos que sofriam de demência senil apresentavam os maiores níveis de homocisteína e os níveis mais baixos de folato
Contribui para o manejo da depressão perinatal. Em alguns casos, a depressão perinatal não pode ser tratada com medicamentos por causa dos efeitos que podem ter sobre o bebê. A vitamina B9 é conhecida por promover a criação e absorção de neurotransmissores
O ácido fólico pode beneficiar o seu cólon. Um estudo realizado em 2013 mostrou que sua ingestão ativa genes que alteram as chances de desenvolver câncer colorretal
Quantidades recomendadas de consumo de vitamina B9
O Comitê de Nutrição e Alimentação do Instituto de Medicina recomenda a inclusão das seguintes doses na dieta diária:
Bebês
De 0 a 6 meses: 65 microgramas por dia
De 7 a 12 meses: 80 microgramas por dia
Filhos
De 1 a 3 anos: 150 microgramas por dia
Entre 4 e 8 anos: 200 microgramas por dia
De 9 a 13 anos: 300 microgramas por dia
Adolescentes
Homens de 14 anos ou mais: 40 microgramas por dia
Mulheres de 14 a 50 anos: 400 microgramas por dia
Mulheres com 50 anos ou mais: 400 microgramas por dia.
Como regra, o consumo de quantidades excessivas de ácido fólico não é prejudicial, porque, como mencionamos, é eliminado através da urina, mas sua deficiência pode causar:
Cabelo cinza
Atraso no crescimento
Aftas, diarréia e úlcera péptica
Alguns tipos de anemia
Pílulas de ácido fólico
As pílulas de ácido fólico geralmente são encontradas em todas as farmácias e são bastante baratas. Ao consumi-los, você pode desfrutar de múltiplos benefícios que de outra forma seriam difíceis de fornecer ao seu corpo. Dada a propriedade da vitamina B9 para regenerar as células do corpo, no caso de você sofrer um déficit desta, você se expõe a desenvolver células cancerosas.
Tem mais! A falta desta importante vitamina pode causar retardo mental e vários transtornos em crianças, bem como falta de memória, estomatite, enxaquecas, menopausa prematura, anemia e até paranóia.
A assimilação do ácido fólico varia em cada pessoa, dependendo do estilo de vida. Os atletas e aqueles que se expõem em longos períodos aos raios do sol digerem-no mais rapidamente.
O mesmo acontece com fumantes, alcoólatras, mulheres grávidas e mulheres que usam contraceptivos. Normalmente, a dose recomendada para um adulto passa de 300 a 400 microgramas de ácido fólico por dia. Essa quantidade será suficiente para promover o bom funcionamento do organismo durante o dia.
Tenha em conta que o esforço físico e mental aumenta, além disso, o corpo está exposto a doenças como gripe e estresse. Algumas pessoas que não consomem ácido fólico podem desenvolver patologias como o câncer de pâncreas.
Lembre-se que o ácido fólico ou a vitamina B9 também podem ser encontrados em alimentos. Não é exclusivo para as pílulas, apenas que facilitam a ingestão de uma só vez.