Segundo a Revista Nutraceuticals World, o milho roxo possui um potente efeito antioxidante, graças a seu teor de antocianinas. Essas substâncias colaboram para:
- a regeneração das células e tecidos do corpo
- estimular a circulação sanguínea
- reduzir o colesterol
- promover a formação de colágeno
- aumentar os níveis de energia
- diminuir o risco de catarata
- prevenir a artrite
- diminuir o risco de diabetes
- proteger a saúde do coração e das artérias
- Segundo especialistas, o consumo de milho roxo é indicado para todas as pessoas, sobretudo por quem apresenta uma tendência a doenças degenerativas e metabólicas, como diabetes, hipertensão, cardiopatias etc.
O pigmento do milho roxo também se mostrou eficaz na prevenção do câncer de cólon, mais um motivo para começar a consumi-lo.
A seguir, daremos a receita da Chicha Morada, uma bebida típica peruana que, além de saborosa, é muito saudável.
Receita de Chicha Morada
A Chicha Morada leva milho roxo, cascas de maçã e abacaxi, o que lhe confere muitas capacidades curativas.
Refrescante e desintoxicante, ela é uma excelente alternativa a refrigerantes e a outros tipos de bebidas açucaradas, que só elevam o nível de glicose no sangue e aportam poucos nutrientes.
Por ser cozida, pode ser guardada na geladeira por alguns dias, sem estragar.
Esta receita também rende muito: você vai preparar entre 3 a 4 litros. É uma boa opção para festas de aniversário, churrascos e outras celebrações.
- 5 litros de água
- 1 kg de milho roxo
- 1 abacaxi inteiro
- 5 maçãs verdes
- 5 paus de canela
- 25 cravos-da-índia
- Açúcar, mel ou adoçante a gosto
Como fazer:
Descasque o abacaxi e separe as cascas da maçã da sua polpa. Reserve as maçãs descascadas numa vasilha com água e suco de limão para não escurecer.beneficios-do-abacaxi
Coloque as cascas de maçã numa panela grande, adicione o abacaxi em cubos e todos os demais ingredientes.
Quebre o milho roxo em pedaços menores e junte à mistura. Deixe em fogo médio até ferver.
Quando iniciar a fervura, baixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos. Desligue o fogo e deixe a panela tampada por mais 15 minutos.
E está pronto! Agora é só coar e deixar esfriar. Se quiser, pode adicionar um pouco de suco de limão.
Sirva em copos com as maçãs reservadas cortadas em cubinhos, bastante gelo e um ramo de hortelã ou fatia de abacaxi para decorar.
Encontrar o milho roxo pode não ser tão fácil no Brasil, mas mercados típicos peruanos e lojas de alimentos naturais podem oferecer alguns exemplares.
Outras benefícios do milho
Um dos cereais mais consumidos do mundo, o milho é uma excelente fonte energética, por causa de seu alto teor de carboidratos. Pão de milho, broas, bolos, bolachas, papas e cremes de milho são pratos comuns em várias regiões do Brasil e do mundo. No Nordeste brasileiro, o milho assado e cozido é consumido o ano inteiro, juntamente com muitas comidas à base deste cereal, como a canjica e a pamonha, no mês de junho.
Também possui as vitaminas A, B e E, além de fibras, que previnem a prisão de ventre, hemorroidas e outras doenças do intestino.
Por seus nutrientes, o milho é indicado para alimentar pessoas que estejam com o sistema imune deficiente, e também para crianças e adolescentes, que precisam de muita energia. Os atletas também podem se beneficiar deste alimento, que além de saboroso é bastante versátil.
Para degustar o milho puro, basta cozinhá-lo até que os grãos fiquem moles, em água com sal. Muitas pessoas gostam de temperá-lo com manteiga, orégano ou queijo ralado. Uma delícia!